Telemóvel chega a 12,4 milhões

Assinantes sobem 1,2% em Portugal.

A taxa de penetração do serviço móvel em Portugal chegou aos 117,1% no final do primeiro trimestre, de acordo com os números revelados pela Autoridade Nacional de Comunicações.

Os detentores de cartões pré-pagos (9,808 milhões) representavam 79,3% do total de assinantes e subiram 5,3% no trimestre, o que corresponde a mais 38 mil assinantes.

No entanto, os planos de assinatura (2,568 milhões) foram os que mais contribuíram para o crescimento do número de assinantes deste serviço naquele trimestre, tendo registado um aumento da ordem dos 15% face ao trimestre anterior, correspondente a cerca de 112 mil novos assinantes

De acordo com o Inquérito ao consumo das comunicações electrónicas, promovido pelo ICP-Anacom e realizado em Dezembro de 2006, cerca de 87,7% dos residentes em Portugal eram clientes do STM.

A diferença entre a taxa de penetração de 117,1%, que resulta dos dados fornecidos à Anacom pelos operadores, e as respostas ao inquérito aos utilizadores, resulta de vários factores, designadamente do facto de existirem utilizadores que dispõem de mais do que um cartão de acesso ao serviço.

De acordo com o inquérito, cerca de 15% dos utilizadores possuem dois cartões activos, enquanto que 2,5% dos utilizadores dispõem de três ou mais cartões.

Outros factores que contribuem para a discrepância são o facto de existir activação de novos cartões SIM para utilização exclusiva de serviços de dados e acesso à Internet; a existência de cartões activos afectos a máquinas, equipamentos e viaturas (terminais de pagamento automático com recurso à rede móvel, equipamentos de alarme, segurança, telemetria e telemática); e o facto de existirem cartões afectos a empresas.