Skip to main content

Telemóvel: Evolução

Evolução do telemóvel contada através de fotografias, cortesia da Time Photos. Veja aqui como o telefone evoluiu até à era do telemóvel inteligente.

Dentro de alguns anos será difícil explicar às gerações mais novas que os telemóveis, ou smartphones, nem sempre foram inteligentes. Talvez tenha sido a pensar nestas memórias que a Time resolveu publicar a História Fotográfica do Telemóvel, que narra a jornada destes aparelhos até aos dias de hoje.

Telemóvel: Evolução

Intemporal, o telefone serve hoje para muito mais do que fazer chamadas – e quem sabe se uma significante percentagem dos nossos utilizadores não se encontra a ler este mesmo artigo no ecrã do seu telemóvel?

1922: A polícia em Chicago encontra-se a experimentar um telefone.

Telemóvel: Evolução

Em 1922 vários testes foram realizados com o intuito de equipar todos os agentes da polícia de Chicago com um equipamento que lhes permitisse manter contacto com as respectivas esquadras. O aparelho das imagens era – na altura, claro – o resultado mais avançado de uma longa investigação iniciada pelos serviços secretos norte-americanos, ainda durante a guerra. Cada agente da polícia possuia uma antena receptora integrada no forro do casaco, que emitia um som sempre que a esquadra o tentava contactar.

1940: Militares norte-americanos comunicam em campo, via rádio, em pleno campo de guerra.

Telemóvel: Evolução

Os animais, nomeadamente os cavalos, ainda desempenharam um papel activo durante a II Guerra Mundial. Num cenário de guerra já muito mecanizado, eram os cavalos que serviam para transportar tropas, material, artilharia e inclusive os equipamentos de rádio para que os militares pudessem manter as comunicações com as suas respectivas bases.

1959: A imagem retrata Reginald Bevins, correio-mor do Reino Unido responsável pela inauguração do primeiro serviço de telefone para motoristas.

Telemóvel: Evolução

Os primeiros utilizadores de telefones portáteis do Reino Unido foram os condutores de Manchester, que em 1959 assistiram à inauguração do primeiro sistema telefónico para automóveis. Naquela altura só existiam cerca de seis canais disponíveis, o que por outras palavras significa que só se podiam realizar até seis chamadas de cada vez com recurso a uma operadora telefónica.

1972: Uma modelo exibe um dispositivo que permite ligar para o sistema telefónico, em Londres. A exibição foi realizada numa exposição intitulada: As Comunicações Hoje, Amanhã e no Futuro.

Telemóvel: Evolução

Os telefones já eram móveis antes da década de 1970 – só que agora já não era necessário trazer connosco um automóvel ou um cavalo. O dispositivo na imagem foi apresentado em 1972 durante uma exposição em Londres – Communications Today, Tomorrow, and the Future, que pretendia olhar e reflectir sobre o futuro das comunicações. Tal como podemos hoje comprovar, na altura não estavam muito longe da nossa realidade actual.

Deixa-nos sem dúvida uma interessante questão: como será o panorama das telecomunicações dentro de 40 ou 50 anos?

1983: Martin Cooper, o pai do telemóvel

Telemóvel: Evolução

Martin Cooper foi o inventor do primeiro telemóvel aprovado para uso comercial. O Telemoveis.com teve o prazer de o entrevistar em 2004 – podem ler a nossa entrevista a Martin Cooper aqui!

1988: O telemóvel já se aproximava muito daquilo que conhecemos hoje.

Telemóvel: Evolução

Em 1988 já haviam telefones portáteis próximos do que conhecemos hoje. Na imagem em questão, o atleta Frank Piccard, esquiador francês, realiza um telefonema após ter sido contemplado com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno, realizados em Calgary, no Canadá.

1997: A Philips apresentou um protótipo daquilo que seria o standard dentro do segmento actual dos smartphones.

Telemóvel: Evolução

Lançado em 1997 para competir com o Nokia Communicator e o Sharp MC-G1, o modelo Synergy da Philips apresentava uma proposta bastante interessante para a época, muito mais próxima dos smartphones actuais do que dos telemóveis da altura – sendo uma espécie de agenda digital, já permitia o acesso à Internet, aos e-mails e a Fax, além de realizar chamadas e enviar SMS. Incluia ainda uma calculadora e uma lista de contactos, além de permitir organizar listas de tarefas.

1999: A própria Barbie apresentou-se numa edição “Executiva”, onde é vista a segurar num telefone portátil.

Telemóvel: Evolução

Cada vez mais populares, os telemóveis já se tinham tornado numa ferramenta bastante mais comum. A própria Barbie simboliza aqui a popularidade do telefone portátil no segmento profissional.

2000: A Panasonic já imaginava o telemóvel como uma alternativa às consolas.

Telemóvel: Evolução

Aliar as potencialidades de um telemóvel com as de uma consola portátil sempre foi um conceito presente ao longo da década de 90. A Panasonic, por sua vez, tentou ir mais longe e criar – ainda que apenas conceptualmente – um produto que combinasse o melhor dos dois mundos, acabando por criar um comando com funcionalidades de telemóvel.

2005: Concerto em Edinburgo.

Telemóvel: Evolução

Esta é certamente uma imagem muito comum nos dias de hoje. O telemóvel passou a ser mais do que um meio de comunicação e passou, inclusive, a substituir a máquina de filmar e a câmara fotográfica para nos permitir registar momentos do nosso quotidiano.

2006: Na Indonésia, um turista fotografa uma paisagem como recordação das suas férias.

Telemóvel: Evolução

2006: Vários estudantes palestinianos fotografam Stephen Hawking durante uma conferência.

Telemóvel: Evolução

2007: A fotografia retrata Morgan Pozgar, norte-americana que na altura tinha apenas 13 anos, durante uma competição de Envio de SMS organizada pela LG.

Telemóvel: Evolução

Era provavelmente mais fácil escrever uma SMS com um teclado físico, especialmente na era dos teclados alfanuméricos em que, inclusive, eram realizadas provas de envio de mensagens de texto. E se as tecnologias nos impõem hoje teclados virtuais, em formato QWERTY, a verdade é que o teclado físico continua a ser considerado por muitos utilizadores como o método ideal para enviar mensagens.

2008: É verdade que 2007 foi o ano do iPhone, mas foi em 2008 que o iPhone 3G chegou ao mercado, após ter sido apresentado pelo emblemático Steve Jobs.

Telemóvel: Evolução

E estes são apenas meros momentos de toda uma longa História. Não deixa de haver uma certa nostalgia da nossa parte ao vermos estas imagens, ao mesmo tempo que nos surgem imensas questões sobre qual será o rumo que o mundo dos telemóveis vai tomar. 2007 foi apenas há 5 anos, período ao longo do qual o mundo sofreu imensas mudanças. Alguém consegue atirar a primeira pedra e arriscar-se a prever?

É claro que há ainda muito por contar e aprofundar. De qualquer das formas é interessante ver o percurso do telefone, enquanto dispositivo acessível e portátil, ao longo de todas estas décadas. Quando é que o leitor teve o seu primeiro telemóvel? Em que sentido é que o telemóvel veio mudar as nossas vidas? Partilhem connosco as vossas opiniões!