Telemóvel já controla PC à distância

Toshiba anunciou o primeiro sistema completo de controlo remoto.

Simbolicamente chamado «Ubiquitous Viewer», este é o primeiro sistema completo que permite não só ler à distância os ficheiros gravados no computador, através do ecrã do telemóvel, mas também modificá-los em termos de texto e/ou de introdução de imagens obtidas com o telemóvel 3G dotado de câmara digital. O sistema contempla ficheiros de programas do Microsoft Office, assim como correio electrónico, browser de Internet e outras aplicações de PC.

O sistema da Toshiba recorre a uma tecnologia de compressão de dados que permite reduzir o seu volume, o tempo necessário para a transferência das informações do PC para o telemóvel através da rede, assim como os respectivos custos.

Encriptação e password são a forma usada para tornar estas comunicações seguras, indica o comunicado da empresa, que prevê dar início à comercialização do «Ubiquitous Viewer» no final de Março para os serviços de telefonia móvel CDMA1X do operador japonês KDDI. Posteriormente, o sistema deverá chegar aos restantes países.