Telemóvel Nokia C6-01 review

O telemóvel Nokia C6-01 é alvo de uma review pelo Telemoveis.coSaiba aqui com o que pode contar se pensar em adquirir o telemóvel Nokia C6-01.

O Nokia C6-01 foi revelado ainda durante o Nokia World, em Londres, tendo sido talvez o telemóvel da Nokia que menos atenção recebeu na ocasião. Na nossa opinião, discriminar um telemóvel antes da data do seu lançamento não é justo, principalmente se contar com funcionalidades atraentes.

O Nokia C6-01 é um telemóvel de média gama e combina excelentes funcionalidades, que podem fazer deste telemóvel Nokia um potencial sucesso de vendas.

Embora não seja um telemóvel sofisticado, a Nokia é uma fabricante de telemóveis bem sucedida. Com o Nokia C6-01, a Nokia aponta para um target intermédio, procurando incluir algumas funcionalidades bastante interessantes.

Música, imagens, internet e redes sociais são algumas das funcionalidades mais apelativas do Nokia C6-01, e já vamos saber porquê. Num curto briefing acerca deste telemóvel Nokia, os utilizadores podem contar com: A-GPS nos mapas Ovi, WebTV on Demand, Flash Lite 4.0, Bluetooth 3.0, Java, MIDP 2.1 e muito mais.

Mas passemos às funcionalidades do Nokia C6-01.

Telemvel_Nokia_C6-01_review_03

Rede e Conectividade do Nokia C6-01

O suporte de rede é talvez o aspecto mais importante de um telemóvel. A principal razão de “ser” dos telemóveis é permitir estabelecer comunicações da forma mais suave possível, com um suporte de rede que certifique a possibilidade dessas comunicações serem mantidas. O Nokia C6-01 suporta 2G, 3G e WiFi, no caso de ser necessária uma ligação mais rápida.

Quanto à transferência de dados, é quase tão importante num telemóvel como o próprio suporte de rede. É esta opção que nos permite transferir música, vídeos, imagens e outros tipos de ficheiros entre telemóveis ou computadores. O Nokia C6-01 permite dar uso a estas funcionalidades através de microUSB v2.0 ou Bluetooth 3.0.

Telemvel_Nokia_C6-01_review

O ecrã do Nokia C6-01

O Nokia C6-01 é um telemóvel estiloso. Com 103,8 x 52,5 x 13,9 mm de medidas, pesa 131 gramas e é relativamente pequeno, não ocupando muito espaço no bolso. Também a aparência do Nokia C6-01 lhe confere um ar sofisticado graças à sua elegante combinação de cores (preto e cinzento prateado).

A parte frontal está coberta pelo ecrã touchscreen, o qual apresenta imediatamente por baixo botões sensíveis ao toque (teclas para realizar chamadas, de retorno e o botão de menú). O próprio ecrã é um dos pontos fortes do Nokia C6-01, tratando-se de um ecrã capacitivo AMOLED de 3.2 polegadas, 16 milhões de cores e uma resolução de 360 x 640 pixels.

O Nokia C6-01 traz ainda um sensor acelerómetro (que roda automaticamente a interface de utilizador) e um display Nokia ClearBlack.

Memória do Nokia C6-01

Já anteriormente referimos que a capacidade de memória de um telemóvel é um factor igualmente importante nos dias que correm. Apps e conteúdos multimédia assumem cada vez mais um papel importante na utilização de um telemóvel, e isso exige uma capacidade de armazenamento elevada.

Se não for suficiente, a própria performance do telemóvel vai ficar afectada. A memória interna do Nokia C6-01 é de 340 MB, o que parece ser suficiente se quisermos ter uma extensa e interminável lista de contactos. No entanto, para guardarmos outros dados é insuficiente.

Por esse motivo, o Nokia C6-01 traz também um cartão microSD de 2GB, e os utilizadores têm a opção de expandir a sua capacidade de armazenamento até 32GB.

Telemvel_Nokia_C6-01_review_04

Câmara Digital do Nokia C6-01

Num telemóvel de média gama, como é o caso deste Nokia C6-01, geralmente as expectativas apontam para uma câmara digital de 3 a 5 megapixels. A Nokia aparentemente quis oferecer o melhor possível, pelo preço mais acessível que conseguisse.

O Nokia C6-01 traz uma câmara digital de 8 Mp com flash Dual LED, focagem fixa, reconhecimento facial e funcionalidades geo tagging.

As fotografias do Nokia C6-01 são excelentes e permitem fazer upload imediato para o Facebook. A câmara permite ainda gravar vídeos com uma excelente qualidade (720p HD), com direito a funcionalidades como estabilizador de vídeo e uma câmara digital secundária, para vídeo-conferência.

Telemvel_Nokia_C6-01_review_02

Multimédia no Nokia C6-01

Além da opção de incluir uma câmara de gama elevada no Nokia C6-01, o telemóvel inclui leitores multimédia de grande qualidade. O leitor de música do Nokia C6-01 lê diversos formatos diferentes como MP3, WAV, WMA, eAAC+, enquanto que as opções para ler formatos vídeo são igualmente variadas (MP4, H.264, H.263 e WMV). Os apreciadores de música podem igualmente contar com a inclusão de Rádio FM (com RDS).

Conclusões sobre o Nokia C6-01

O Nokia C6-01 não é um smartphone nem é (obviamente) dirigido ao mesmo público alvo que procura um telemóvel Android ou um iPhone. Ainda assim, na nossa opinião o Nokia C6-01 é concerteza um telemóvel muito apelativo. A construção é boa e reúne em si características que o tornam num telemóvel muito atraente, principalmente se os utilizadores já forem fãs dos telemóveis Nokia e não procurarem propriamente um smartphone.

No entanto, quem já estiver acostumado a smartphones de média gama poderá não se contentar com este Nokia C6-01 e achá-lo um telemóvel mais simplista.