Skip to main content

Telemóvel permite actualizar o blog

A Nokia apresentou a novidade que torna desnecessário o recurso ao computador.

O fabricante finlandês adiantou-se à concorrência e apresentou em Paris uma tecnologia que possibilita a actualização directamente através do telemóvel de qualquer blog, abreviatura de weblog, que é a nova geração de sites pessoais na Internet.

O interesse é tão maior quanto se estima que haverá actualmente quatro milhões de blogs no mundo e, diariamente, 12 mil novos são criados. Aliás, é notória a influência social crescente deste fenómeno, desde os soldados estrangeiros presentes no Iraque às eleições nos EUA, passando pelos diários pessoais de jornalistas e outros, assim como a nível empresarial. Além disso, segundo a companhia Sifry, no corrente mês foram colocados 4,6 posts por segundo!

Contudo, até agora, inserir qualquer elemento de texto, imagem ou som num blog exigia o recurso a um computador com ligação à Internet. Mas a Nokia apresentou o «Lifeblog», solução que permite escrever um post ou enviar uma foto por correio electrónico a partir de um telemóvel.

A ferramenta utiliza os serviços de um site especializado na edição de blogs, o Six Apart, cujo software TypePad é já usado por várias empresas. O director de marketing do Six Apart, Löic Le Meur, revelou entretanto que está a negociar acordos com operadores de telefonia móvel.