Telemóvel reconhece os gestos

Outra novidade anunciada pela Samsung.

O fabricante sul-coreano continua a marcar pontos e parece imparável, sobretudo desde a recente conquista do segundo lugar mundial à Motorola e logo a seguir à Nokia. Agora, e poucos dias depois de revelar o lançamento de dois terminais que convertem voz em texto (saiba mais sobre essas novidades clicando aqui), anunciou ter criado o primeiro telemóvel do mundo que consegue interpretar os gestos humanos.

O SCH-S310 permite ao utilizador marcar o número pretendido agitando o terminal no ar e descrevendo assim o desenho de cada algarismo em vez de ter de carregar nas respectivas teclas.

Mais do que uma mera bizarria, o novo telemóvel não deixará de suscitar interesse, nomeadamente em pessoas com algumas dificuldades de visão que as impeçam de identificar com acuidade a tecla correspondente a cada algarismo, como é o caso de idosos, por exemplo.

Mas o SCH-S310 também permite a eliminação do spam, uma das dores de cabeça que começa a tomar conta dos utilizadores de telemóveis. Basta para isso sacudir o aparelho no ar.

Aquelas funcionalidades devem-se à integração de um sensor que reconhece seis eixos de movimento, o que lhe permite interpretar gestos simples, segundo avançou a Samsung Electronics, salientando o carácter inédito do terminal que vem abrir novos caminhos para a interacção do utilizador com o telemóvel de uma forma natural.

O SCH-S310, que integra uma câmara fotográfica de 1,3 megapixéis e um leitor de música, deve começar a ser comercializado na Coreia do Sul já em Março próximo, não havendo para já datas nem certezas sobre a sua vinda para a Europa.