Skip to main content

Telemóvel transforma-se em flor

Primeiro terminal biodegradável pode ser plantado.

A revolucionária invenção permite, segundo um comunicado da Universidade de Warwick, resolver a questão da reciclagem dos telefones portáteis, que se coloca no mundo inteiro desde a explosão da utilização de telemóveis.

«Os telefones portáteis são, entre os acessórios electrónicos, aqueles que são substituídos mais rapidamente: a evolução rápida da tecnologia e dos gostos incita os consumidores a mudarem constantemente o seu telefone, sem utilizar os aparelhos antigos», apontam os inventores.

A equipa da Universidade de Warkick trabalhou em colaboração com uma sociedade britânica de alta tecnologia, a PVAXX Research, e o fabricante norte-americano de telemóveis Motorola. O aparelho é fabricado a partir de polímeros biodegradáveis que se transformam em pó quando são enterrados na terra, explica o comunicado.

Uma semente de flor é também inserida no aparelho: «Graças a uma pequena janela, ela é visível do exterior, mas não irá germinar enquanto o utilizador não decidir reciclar o seu telemóvel» enterrando-o na terra.

Após um longo trabalho de investigação, a equipa de Kerry Kirwan concluiu que a flor com mais possibilidades de brotar nestas condições é o girassol. Falta agora encontrar uma aplicação comercial para a invenção.

«A tecnologia funciona, nós provámo-lo: não importa qual o fabricante de telemóveis que possa utilizá-la desde que pense que esta invenção tem um futuro comercial», explica o porta-voz da Universidade de Warwick.