Teletexto+SMS=TV Chat

A RTP descobriu a galinha dos ovos de ouro: foi só juntar o serviço de teletexto às SMS`s e proporcionar salas de chat pela TV.

A ideia do TV Chat não é inédita na Europa, mas a RTP Multimédia soube interpretar ao pormenor a concepção da ideia norueguesa, isto é, transformar o serviço de teletexto em canais de chat em tempo real, onde os utilizadores mandam as suas mensagens através de SMS”s dos seus telemóveis.

Francisco Teotónio Pereira, da RTP Multimédia, em declarações ao Telemoveis.com, fala das expectativas superadas em larga escala: “Arrancámos na segunda quinzena de Dezembro e já tivemos que fazer dois up-grades ao sistema. Tem sido uma loucura. Isto sim, é pura televisão interactiva, a possível mas extremamente eficaz e tem sido um sucesso porque é um serviço funcional e corresponde às necessidades e expectactivas dos utilizadores”.

Os números são impressionantes. São 15 mil utilizadores diários traduzidos em 40 mil SMS`s diárias. Feitas as contas, traduz-se por mais de um milhão de mensagens trocadas que passam nas páginas 600 do teletexto da televisão pública, fazendo deste serviço o primeiro, regular, na Comunicação Social portuguesa.

Mas os portugueses tinham que variar e, aqui sim, a RTP inovou ao nível mundial. Uma das salas de chat é denominada RTP Directo e consiste em metade do ecrã ser ocupado com a emissão normal do Canal 1 e a oura metade ser ocupada com as mensagens de crítica ao próprio programa. “Acontece criar-se fóruns de discussão sobre a discussão que está a decorrer. Por exemplo, no “Jogo Falado” à segunda-feira, está a acontecer uma outra discussão em simultâneo à que decorre no próprio programa com os comentadores habituais”, explicou o mesmo responsável da RTP Multimédia.

Este é o melhor serviço de SMS`s nacional e até já despertou interesses sociológicos. Francisco Teotónio Pereira diz que uma das novidades deste chat é a relação estabelecida pelos próprios utilizadores com os gestores do serviço. “O perfil de quem adere a este tipo de iniciativas está demarcardo para a faixa etária entre os 14 e os 25 anos, mas já tivemos casos que baralham por completo as contas. Houve um professor de sociologia, com 70 anos, que estava fascinado com as potencialidades do TV Chat, não só por motivos profissionais, como pelo próprio serviço em si”.

Até pode ser considerada a internet dos pobres, apesar da denominação poder ter um teor demasiado negativo. No entanto, a RTP descobriu uma forma simples, tal como colocar um ovo em pé, de fazer render o teletexto. Um serviço que, curiosamente, mais nenhum outro canal em Portugal tem.