• Início
  • Mobile
  • Telit Sat 550 para a rede Globalstar. O Couraçado.

Telit Sat 550 para a rede Globalstar. O Couraçado.

Outro modelo dual mode para a rede de comunicações por satélite.

Depois de ter tido recentemente oportunidade de passar em revista o Ericsson R290 o Telemoveis.com teve agora a chance de espreitar o telefone Telit Sat 550, concebido igualmente para fornecer acesso ao serviço Globalstar de comunicações móveis por satélite.

O Telit Sat 550 é um modelo dual mode (GSM 900 + satélite) com funcionalidades análogas às do modelo da Ericsson para o mesmo fim de que essencialmente se distingue por duas coisas: 1) é mais pesado (75 gramas extra); 2) custa menos cerca de 150 contos (no caso, 2/3 ou cerca de 66,6% do preço do Ericsson).

Na saída «de campo» que efectuou com o terminal, o Telemoveis.com pode ainda constatar que, tendo uma prestação sonora inferior à do R280, o Telit Sat 550 tem uma capacidade de captação melhor e, sobretudo, é muito mais lesto a encontrar a cobertura da rede por satélite.

O design Telit é também bastante distinto do Ericsson: a começar pela antena que, no caso do primeiro se retrai sobre um dos flancos do telefone enquanto, no exemplo do Telit, fica integralmente centrada sobre a metade posterior do telefone encaixando para tal numa bateria talhada em conformidade – com um semi-circulo ao meio. Em termos práticos a antena do Ericsson é mais simples de recolher enquanto a do Telit oferece maior robustez.

Acresce que enquanto no Ericsson a disposição dos componentes no telefone é a já padronizada nos modelos GSM, no Telit Sat 550 o auscultador está originalmente situado abaixo do visor.

Para um telefone da sua dimensão, trabalhar com o Telit revela-se uma tarefa muito agradável, facilmente exequível com uma só mão graças à disposição de um conjunto acrescido de teclas de função que se relevam muito práticas: uma tecla para as funções SMS, uma tecla para acesso directo ao modo satélite, uma tecla para acesso às funções de agenda. Para além destas estão ainda disponíveis mais três teclas para acesso e navegação aos e nos menus e uma tecla para ligar e desligar o telefone, à parte os números.

Quanto ao visor (LCD iluminado de 4 linhas capazes de 12 caracteres cada) é de salientar a existência de uma linha extra de ícones muito completa (cobertura, bateria, SMS, alarme etc…)

O consumo eléctrico em modo satélite é extremamente exigente e esgota a bateria rapidamente. A Telit enuncia uma autonomia em espera no modo satélite expressivamente lata entre as seis e as 24 horas. Segundo a experiência do Telemoveis.com o valor real tenderá a aproximar-se mais do primeiro número.

Interessante é o indicador de carga da bateria (com os valores “tempo” em carga e “temperatura” mostrados no visor).

No cômputo final do ter e haver o Telit Sat 550 tem uma relação qualidade/preço definitivamente mais aliciante do que a do Ericsson R290. Por alguma razão a Ericsson não parece ter planos para continuar a produzir telefones Globalstar enquanto a Telit realizou recentemente o pré-lançamento do herdeiro do 550: o modelo 600 – com menos quase cem gramas, novo formato de antena e um design apelativo q.b.

Telit Sat 550

Especificações:
Dimensões: 224(altura) x 65.5(largura) x 50(espessura) mm
Peso: 425g
Duração da bateria no modo GSM: 3.9 horas (h.) em conversação / 83 h. em standby
Duração da bateria no modo Globalstar: 1.6 h. em conversação/ 6 a 24 horas em standby
Display: Gráfico, 4 linhas de 12 caracteres + uma linha de icones
Bateria: Litium
Extras: Relógio e alarme, toque personalizável
Características:
LCD iluminado de alta contraste
Dual-mode GSM 900/Globalstar
Selecção automática do modo ao ligar
Relógio com alarme
Teclas dedicadas para o Satélite, funções emu, SMS e agenda de números.
Melodias personalizáveis
Nível de segurança programável
Short Messaging Services (permite enviar e receber em ambos os modos).
Indicadores de SMS e voicemail em espera
Suporte de SIM application Toolkit
Serviços suportados:
Identificação do número
Selecção automática do modo
Redireccionamento das chamadas
Chamada em espera
Barramento de chamadas
Short Message Service (o utilizador pode enviar e receber em todos os modos)
Acessórios disponíveis:
Kit automóvel
Adaptador data/fax
Carregador rápido de bateria de viagem
Carregador de isqueiro
Estojo de couro
Carregador de secretária

Artigos relacionados:

Ericsson R290 para a Globalstar

Globalstar

Introdução às comunicações móveis por satélite

Como observar satélites a olho nu