Terminais 3G japoneses com bug

A NTT DoCoMo vai recolher telemóveis de terceira geração da marca NEC. Ao que parece têm um erro de software.

Todo o mundo tecnológico olha para a operadora nipónica DoCoMo com alguma ponta de inveja. Foram os primeiros a dar UMTS aos seus clientes e ainda não houve um único registo de reclamação ou falha técnica. Até agora…

A operadora de telecomunicações móveis japonesa NTT DoCoMo vai recolher telemóveis de terceira geração da marca NEC. Foi detectado um “bug” nos aparelhos, especificamente no acesso à internet a páginas de design específico. E a falha não podia ser mais incomodativa para os seus utilizadores: provoca um crash do sistema e desliga o telemóvel.

Mas o problema não fica por aqui. Se acha que isto é suficientemente aborrecido, saiba que esse mesmo crash que faz desligar o aparelho tem o mesmo efeito que um reset da máquina, repondo os valores de origem. Isto é, todas as informações colocadas pelo utilizador no aparelho são apagadas.

O problema foi detectado uma semana depois da DoCoMo disponibilizar o serviço i-motion aos seus clientes UMTS, sendo a falha encontrada nos modelos FOMA N2002 do fabricante NEC. A NTT não disse ainda o que vai fazer para compensar os clientes possuidores de tais modelos. Uma machadada forte na onda de sucesso que o sistema 3G estava a ter em Tóquio.