Os telemóveis com câmara são, assim, responsáveis por uma quota de 56% das vendas na EMEA, mas a mesma a consultora destaca que o fenómeno não é acompanhado por um aumento proporcional dos serviços de mensagens multimédia.
A personalização dos equipamentos, por meio de wallpapers e screensavers, seriam os principais objectivos de quem recorre às funções multimédia, não tendo por isso tanta repercussão como seria de esperar a nível dos negócios dos operadores.
A Canalys alerta, aliás, os operadores para não descurarem as funções básicas por causa das novas potencialidades, tendo em conta a importância dada pelos utilizadores a pormenores como a duração da bateria, além dos preços dos equipamentos e das próprias comunicações.
No terceiro trimestre, a Nokia liderou a venda de telemóveis com câmara com uma quota de 48%, seguida pela Sony Ericsson (12%) e pela Samsung (9%).
Os terminais 3G representaram ainda uma pequena parcela (cerca de 3,44%) das vendas nesse período, ou seja, 62 milhões num total de vendas de 1.800 milhões de telemóveis. As vendas globais subiram 39% face ao trimestre anterior.