A Nokia, em conjunto com a Nordea e a Visa Internacional, estão a levar a cabo um projecto pioneiro para testar e verificar o modo de funcionamento do comércio electrónico em situações reais, através de telefones móveis.
Trata-se do Electronic Mobile Payment Services (EMPS) através do qual estas empresas estão a distribuir telefones, especialmente concebidos para o efeito, a 150 clientes na área metropolitana de Helsínkia. Os utilizadores podem efectuar compras através dos telefones fazendo o pagamento mediante um cartão chip da Nordea, colocado num leitor de cartões chip dentro do telefone. As transacções do Visa Electron podem ser efectuadas através deste chip adicional com uma aplicação WIM (Wireless Identity Module – Módulo de Identidade Sem Fios).
O objectivo principal desta iniciativa conjunta visa o desenvolvimento de uma tecnologia sólida e funcional para o comércio electrónico. Neste teste real o projecto analisa a viabilidade do conceito de chip duplo. No início do projecto, a iniciativa EMPS irá envolver duas empresas finlandeses, o Ruoka.net, um supermercado baseado na Internet, e o cinema Kinopalatsi. Com base nos resultados do teste, o projecto irá reunir informações valiosas que serão apresentadas a diversos fóruns e a instituições de standardização do comércio electrónico, tais como o MET consortium e o Mobey Forum.
O conceito de comércio electrónico testado neste projecto, é denominado chip duplo. Este conceito consiste num cartão chip, que pode ser emitido por um banco, e um cartão SIM GSM. No teste, o cartão chip, que integra uma aplicação WIM, é inserido num telefone com WAP, fornecendo ao cliente uma função integrada de pagamento. A tecnologia WAP é utilizada como transporte, e o método de autenticação e assinatura sem fios é baseado nas especificações WAP e WIM. O conceito do chip duplo é compatível com a arquitectura de pagamento preferido, recentemente anunciada através do fórum financeiro orientado para o sector empresarial, o Mobey Fórum.