A companhia de telecomunicações via satélite Thuraya, sediada nos Emirados Árabes Unidos, anunciou esse fim-de-semana o início da exploração comercial dos seus serviços em 35 países.
Constituída em 1997, a empresa opera um único satélite geosíncrono para fornecer cobertura a boa parte da Europa, norte e centro de África, Médio-Oriente, Ásia Central e Índia.
À semelhança das redes concorrentes o sistema Thuraya oferece terminais capazes de funcionar em duplo GSM+Satélite. O satélite Thuraya suporta serviços de Voz, Fax, Dados, SMS e localização geográfica.
Os telefones compactos Thuraya, ostentado as marcas Ascom e Hughes Aerospace, são notavelmente pequenos. Sobretudo atendendo ao facto de o sistema geocestacionário, com o satélite a 36 mil quilómetros de altitude, obrigar a capacidades de emissão muito mais potentes.
Contrariamente à concorrência, nomeadamente às redes Iridium e Globalstar, que operam sistemas compostos por dezenas de satélites em órbita baixa, o consórcio Thuraya contará com custos de implementação e operação mais baixos para conseguir atingir rentabilidade.