TMN alarga cobertura UMTS

A rede 3G da TMN chega a 13 cidades e, em roaming, a seis países europeus.

Depois de inaugurar esta tecnologia com cobertura nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto, a TMN estendeu de imediato a sua cobertura às restantes cidades anfitriãs do Campeonato Europeu de Futebol: Aveiro, Braga, Coimbra, Guimarães, Leiria, Loulé e Faro. Seguiram-se-lhes o Funchal e Ponta Delgada e, finalmente, Beja e Setúbal.

Mas o operador do grupo PT informou em comunicado que celebrou um novo acordo de roaming na rede UMTS da Sonera, na Finlândia, aumentando para seis o número de países onde os seus clientes poderão utilizar os serviços da terceira geração móvel na Europa: Espanha, Alemanha, Áustria, Itália, Reino Unido e, agora, a Finlândia. Neste último caso, com excepção do serviço de videochamada, que ainda não é disponibilizado pelo operador finlandês.

A TMN foi o primeiro operador português e um dos primeiros na Europa a lançar um telemóvel de 3ª geração, o que aconteceu em Abril de 2004. Um mês depois, lançou o primeiro serviço de videoatendimento e, em seguida, o Videomail, um serviço pioneiro que permite a qualquer utilizador do serviço de videochamada deixar mensagens de vídeo na caixa de correio dos clientes para quem fez uma videochamada não atendida.

Para incrementar a utilização da tecnologia de terceira geração, a TMN já introduziu no mercado vários novos terminais i9 3G, como são os casos do Samsung SGH-Z105, do SonyEricsson Z1010, do Siemens U15 e do Nokia 7600, e a placa PCMCIA Acesso 3G – Novatel Merlin U530.