TMN cria backup para telemóvel

Novo serviço guarda e actualiza contactos, mensagens «e tudo o mais».

Com o TMN Backup é possível criar uma cópia de segurança dos conteúdos do telemóvel num servidor da TMN, de onde se poderá, sempre que necessário e com garantia de total confidencialidade, recuperar a informação armazenada, garante o operador.

A actualização do arquivo também está prevista, para evitar esquecimentos. O TMN Backup permite programar actualizações automáticas. Assim, é possível, por exemplo, programar o TMN Backup de forma a que, todas as semanas, verifique quais os novos conteúdos existentes no telemóvel e guarde ou substitua apenas esses no servidor da TMN. Dessa forma, o arquivo é mantido sempre actualizado e os conteúdos estão sempre seguros.

O TMN Backup apresenta ainda soluções, como a de poder recuperar espaço de memória e ficar-se menos limitado pela capacidade do telemóvel. Jogos antigos podem, por exemplo, ser armazenados no servidor, abrindo espaço para um jogo novo que já não cabia. O mesmo acontece com as fotografias ou com as mensagens (SMS ou MMS), que eventualmente ocuparam toda a memória disponível para o efeito no telemóvel. A qualquer momento, os arquivos armazenados no servidor da TMN podem ser consultados na Internet, através do site myTMN, ou descarregados directamente para o telemóvel.

O TMN Backup funciona através de uma aplicação que, de momento, está apenas disponível para quem adquira o i9 Nokia 6600 com TMN Backup. Mas o operador garante que, de forma progressiva, o serviço será disponibilizado para outros equipamentos. A partir de Outubro, a aplicação estará pronta para download no site myTMN, ficando portanto acessível para todos os telemóveis que sejam compatíveis com o serviço.

Para assinalar o lançamento, o TMN Backup estará disponível em exclusivo para quem adquirir o i9 Nokia 6600 e a utilização do serviço será totalmente gratuita até 30 de Setembro.