Skip to main content

TMN lança telemóvel para cegos

DIX é o terminal «que diz tudo» e tem preço susbidiado.

A TMN anunciou o lançamento de um produto inovador destinado aos cidadãos com deficiência visual: o DIX é um telemóvel especial que lê em voz alta tudo o que de importante aparece no seu ecrã.

Em resposta ao desafio lançado à TMN pela ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), o operador móvel da Portugal Telecom criou um produto orientado para as necessidades específicas de quem tem graves problemas de visão. Segundo a TMN, o DIX é um telemóvel em tudo parecido com qualquer outro, mas com uma pequena particularidade que faz a diferença: recorrendo a uma aplicação de síntese de voz, o telemóvel «lê em voz alta» ao seu utilizador todo o texto escrito no visor, ou seja, é aquilo a que vulgarmente se chama um «leitor de ecrã».

Refira-se que existem cerca de 140 mil amblíopes e 20 mil cegos em Portugal, comunidade essa na qual o telefone móvel é considerado uma ajuda da maior importância e onde o interesse pelas tecnologias que permitam o aproveitamento de todos os seus serviços e potencialidades é grande, nomeadamente no domínio das mensagens escritas.

A TMN aponta que, com o seu novo telemóvel, todos podem receber e enviar SMS, assim usufruindo dos inúmeros benefícios inerentes. E podem igualmente tirar partido de muitas outras funcionalidades úteis, até aqui dificilmente acessíveis, como a agenda, o bloco de notas, a calculadora e o relógio. Também a navegação pelos menus se apresenta facilitada.

O DIX é um telemóvel Nokia 6600 com a aplicação Mobile Speak pré-instalada. Este software foi desenvolvido pela Code Factory e adaptado, em parceria com a TMN e a ACAPO, para a língua portuguesa. Será comercializado, a partir de 15 de Dezembro, em todas as lojas próprias TMN e na ACAPO ao preço de 299,90 euros, ou seja, exactamente ao mesmo preço que o produto sem aquela aplicação.

Na base desta opção de subsidiação do software, está «uma clara preocupação da TMN em fazer chegar os seus serviços, em igualdade de circunstâncias, a clientes com necessidades especiais, provando, mais uma vez, estar mais perto do que é importante», justifica o operador.

Esta iniciativa da TMN é idêntica à recentemente anunciada pelo operador francês Bouygues Télécom (leia a notícia clicando aqui), que disponibiliza o serviço igualmente com o Nokia 6600. Conheça este terminal no nosso expositor clicando aqui.