A TMN já fez o balanço de tráfego durante a quadra festiva, na qual registou 48 milhões de SMS e 254 mil MMS.
No tocante apenas à passagem de ano, ou seja entre os dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro de 2005, os clientes deste operador enviaram 20,3 milhões de SMS, o que representa um crescimento de 4,2% face ao registado em igual período do ano passado.
A maior intensidade de tráfego verificou-se entre as 21 horas e as 24 horas do dia 31, chegando a ser processadas 800 SMS por segundo.
Já no Natal, isto é, entre os dias 24 e 25 de Dezembro, os clientes da TMN enviaram 27,7 milhões de SMS e, nessa altura, o número de SMS processadas na rede do operador da PT chegou mesmo a ultrapassar as mil por segundo.
Entretanto, a TMN salienta que a adesão dos seus clientes às mensagens multimédia está bem patente no número de MMS enviados: 140 mil nos dias 24 e 25 de Dezembro e 114 mil nos dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro, o que representa crescimentos de 130% e de 197%, respectivamente, face ao verificado no ano passado.
«No que respeita à videochamada, o mais diferenciador serviço de terceira geração lançado pela TMN em Abril de 2004», os clientes do operador efectuaram na segunda quinzena de Dezembro um número superior em 341% ao registado em igual quinzena do mês de Novembro, segundo aponta o operador, sem contudo precisar qual foi esse número. A esse crescimento exponencial não será alheio o facto da videochamada envolver gastos superiores aos das mensagens e de ser um tipo de comunicação a que os portugueses ainda não aderiram em massa, pelo que qualquer crescimento de tráfego, mesmo que pequeno em termos absolutos, traduz-se em números altos quando convertido para percentagens.