TMN: roaming automático aumenta

A TMN aumentou o leque de países onde já dispõe de roaming automático: Itália e Holanda.

O serviço de roaming automático consiste no pedido ao operador de acesso a redes no estrangeiro, sendo as chamadas automaticamente debitadas no cartão com um determinado saldo pré-definido. Os clientes “pré-pagos” tinham, ainda, a possibilidade de ter acesso a roaming através de contrato, sendo que neste último caso a conta das chamadas feitas em roaming é enviada para casa, tal qual uma factura mensal.

Ora, se um cliente utiliza um cartão recarregável, o roaming automático é a única forma do utilizador manter a mesma filosofia de crédito de chamadas, mesmo estando no exterior. No entanto, este sistema automático só é possivel devido à tecnologia CAMEL, nem sempre disponível nos restantes países com os quais os operadores mantêm acordos de roaming. É que o automatismo permite, entre outras funções, a consulta do saldo do cartão, aceder à caixa de correio de voz (voice mail ), WAP do operador de origem.

Sendo o roaming um serviço adicional de alto valor, terá sempre que ser especificamente pedido pelo cliente ao operador, que lhe dará todas as indicações necessárias ao uso do aparelho no exterior. Nem sempre é líquido o uso do telemóvel no exterior, devido até a problemas com compatibilidades de redes. Tomando o exemplo do Nokia 6110, que só funciona em banda GSM 900, este modelo não poderá ser usado no Reino Unido, onde o operador de roaming automático usa apenas dual band GSM 1800. Neste caso, o Nokia 6150, e modelos posteriores, já trabalham normalmente.

É este tipo de informação e esclarecimento que os operadores dão quando se consultam as respectivas linhas de apoio a cliente.

Quanto à TMN, a Itália e a Holanda vieram juntar-se à França, Alemanha, Suíça, Reino Unido e Noruega, sem esquecer a Espanha, o primeiro país a ter roaming automático com Portugal. Este sistema só é possivel devido à tecnologia CAMEL (norma GSM) que permite a interligação entre redes, mas que nem todos os operadores disponibilizam. Assim sendo, a cobertura a partir deste serviço estará sempre limitada, embora o leque de opções seja alargado: já permite escolher umas boas férias!