Toshiba lança telemóveis na Europa

A marca japonesa Toshiba vai lançar-se no mercado europeu dos telemóveis. Exclusivamente no sistema GPRS.

A Toshiba espera transportar o seu conhecimento de know-how para a Europa e cativar os consumidores do Velho Continente, tal como aconteceu com os modelos da Samsung e, mais recentemente, da LG Electronics, ambas sul-coreanas.

A marca japonesa vê no mercado europeu grandes potencialidades de lucro. A Toshiba quer apostar em mercados onde os operadores tenham o mercado consolidado e não haja necessidade de angariar novos clientes. Quer abranger uma faixa de consumidores que troque de telemóveis e não esteja à procura do primeiro aparelho.

A Toshiba espera, desta forma, conseguir o retorno financeiro necessário que justifique a aposta na produção e comercialização de telemóveis. Também neste segmento, a marca nipónica espera marcar pontos em novos lançamentos tecnológicos, como é o caso de ecrãs a cores, chips e baterias.

Até agora, o único produtor japonês deste tipo de aparelhos a conseguir implantar-se no mercado europeu foi a Matsushita, com telemóveis da Panasonic. A caminho, vêm os mais recentes modelos UMTS da marca NEC, também uma estreante nas montras comerciais europeias. A Sony, com a recente fusão da sua unidade de telemóveis com a sueca Ericsson deixou de fazer parte do plantel japonês.