‘Trazer vídeo ao Instagram foi um erro’, diz especialista
O Instagram introduziu esta semana o suporte para vídeo, mas essa decisão pode ter sido um erro, segundo um especialista na área.
- Lauro Lopes
- 21/06/2013
- Apps, Instagram, Social Media
Foi com algum entusiasmo que a notícia de que a chegada do suporte de vídeo ao Instagram foi recebida pela comunidade online. Mas nem todos consideram que esta tenha sido uma boa decisão: Sol Lipman, pioneiro nos serviços de vídeo sociais, é uma dessas pessoas.
Em primeiro lugar, contextualizemos: o Instagram tem uma base de cerca de 130 milhões de utilizadores activos por mês, o que à partida lhe deveria garantir algumas vantagens. Mas será que os fãs da aplicação vão realmente querer olhar para vídeos? Sol Lipman acredita que não.
‘Acho que foi um erro o Instagram ter feito isto‘, referiu Lipman em declarações à VentureBeat. ‘Vai diluir o produto do Instagram. Não foi uma jogada inteligente. Se o Instagram criasse uma aplicação separada dedicada a vídeo, isso teria sido mais inteligente. O Instagram tem que crescer e experimentar coisas novas, mas acho que foi a pureza do Instagram que o tornou tão bem sucedido‘.
Para Lipman, clips de 15 segundos são simplesmente demasiado longos – que, curiosamente ou não, são praticamente o dobro do tempo do seu principal concorrente, o Vine. ‘As pessoas gozavam comigo por dizer que 12 segundos é a quantia certa de tempo. Eu ainda acredito nisso‘.