Foi no início do mês que a Coreia do Norte, numa medida que pretendia abrir mais o país ao exterior, passou a permitir o acesso à Internet – e respectiva partilha de conteúdos – a todos os visitantes internacionais que tivessem um smartphone. Essa medida, contudo, parece ter sido alvo de uma súbita mudança de ideias por parte do regime de Pyongyang.
Segundo avança o Slashgear, os turistas que visitarem a Coreia do Norte já não poderão usufruir de uma ligação 3G à Internet para poderem aceder ou partilhar conteúdos através dos seus smartphones, embora ainda possam continuar a realizar chamadas telefónicas internacionais – excepto, claro, para a Coreia do Sul.

Apoio ao cliente prestado por uma funcionária da Koryolink, cortesia de David Guttenfelder
Até recentemente, todos os turistas que se encontrassem de visita à Coreia do Norte tinham a possibilidade de adquirir um cartão SIM da Koryolink no aeroporto ou em qualquer loja de retalho do operador norte-coreano. Apesar dos preços cobrados pelo operador serem elevados – 150 euros por 2 GB, segundo consta -, isso não impediu que redes sociais como o Instagram começassem a ser ‘bombardeadas’ por fotografias tiradas no país mais fechado do mundo, o que captou fortemente as atenções internacionais e poderá ter estado na origem desta mudança de política.
Não foi divulgado nenhum comunicado oficial em relação a esta questão, pelo que existe a hipótese de que a situação seja apenas temporária – embora alguns rumores sugiram que os visitantes de longo prazo ainda conseguem aceder à Internet, o que neste caso poderia sugerir que esta medida foi intencional. O que acham que poderá ter estado na origem desta interrupção? Qual é a vossa opinião em rekação a este assunto? Deixem-nos o vosso feedback!