TV por satélite chega ao telemóvel

Toshiba e Samsung estreiam serviço na Coreia do Sul.

O sistema está a funcionar em termos experimentais e tem o lançamento comercial previsto para dentro de quatro meses, mas permite desde já aos utilizadores de telemóvel assistir a programas em alta definição graças a uma tecnologia desenvolvida pela japonesa Toshiba.

A TU Media, controlada em 30% pelo maior operador móvel sul-coreano – a SK Telecom – pretende lançar a partir de Maio os serviços que diz serem «os primeiros do mundo para telemóveis, representando uma viragem na indústria das telecomunicações».

Segundo a agência France-Press, a TU Media vai oferecer 14 canais de vídeo e 24 de áudio, tendo prevista uma bases de dados para o próximo ano. «O nosso objectivo é atrair oito milhões de subscritores até 2010, para um volume de negócios de um bilião de dólares», revelou um porta-voz da empresa.

No âmbito deste projecto, a Samsung Electronics apresentou também hoje naquele país o SCH-B100, um telemóvel equipado com a tecnologia que permite visionar as emissões num ecrã de 2,2 polegadas durante duas horas, pelo preço de cerca de 805 dólares. O terminal contempla três canais de vídeo para notícias, música e telenovelas e de mais seis áudio para programas musicais.