Um chip chamado WANDA

A Texas Instruments desenvolveu um chip que permite a um dispositivo móvel estar com uma chamada activa, aceder à Internet e a trabalhar em aplicações multimédia, tudo em simultâneo.

O conceito do chip é baseado na tecnologia dos processadores OMAP e equipados com o sistema operativo da Microsoft para dispositivos móveis, o Windows Pocket PC. O WANDA é a primeira solução no mercado a integrar W-LAN (suporte a redes locais sem fios), Bluetooth e sistema de comunicação GSM/GPRS e que permite fazer chamadas, navegar na Internet, usufruir das funcionalidades do m-commerce e, ainda, tirar partido das capacidades do Bluetooth comunicando, por exemplo, com impressoras ou aparelhos áudio, tudo isto ao mesmo tempo.

´”Segundo indica o último relatório da In-Stat/MDR, o crescimento anual do mercado de PDA`s é de 20 por cento e vai manter-se assim pelos próximos cinco anos. A proliferação destes dispositivos integrados e com múltiplas funcionalidades, incluindo comunicações em redes móveis (são telemóveis) e leitores de música em formatos ´mp`, vai facilitar o contínuo crescimento das vendas e aumentar o já elevado nível de conectividade e customização dos aparelhos” referiu Cindy Wolf, analista da In-Stat/MDR.

“Dar aos consumidores a possibilidade de se ligarem através de vários meios num só dispositivo móvel, vai abrir novos horizontes aos utilizadores finais, fornecendo às ligações de comunicação uma verdadeira mobilidade, aumentando o tempo de utilização e vitaminando a indústria dos PDA`s”, concluiu Richard Kerslake, director de marketing de computação sem fios e negócios de terminais sem fios da Texas Instruments.

Segundo as expectativas do fabricante norte-americano, a arquitectura do chip WANDA estará disponível em Abril deste ano, para que as marcas possam desenvolver os seus próprios projectos.