Skip to main content

Um Palm para todos

Quem não gostaria de ter uma agenda electrónica, mas desiste ao ver os preços? A Palm pensou nesse mercado e apresenta uma solução: Zire.

Mesmo não sendo de grande qualidade a nível de material, o Zire não deixa de incluir nas suas características quase tudo o que uma agenda electrónica deverá possuir. Com apenas 2Mb de memória e um processador Dragonball EZ de 16 Mhz, o mais acessível produto da Palm tem só dois botões para activar os aplicativos existentes no sistema operativo PalmOS, já disponível em português. A tela é de 16 tons de cinza, com boa visibilidade, mas sem retro-iluminação, o que elimina utilizações nocturnas sem luz ambiente. É o primeiro modelo da Palm a não incluir o conhecido “backlight”. Mas as falhas não se ficam por aqui.

É totalmente incompatível com o conhecido slot SD/MMC, mas nem por isso deixa de ter cabo de interface com PC, através de um dispositivo mini-USB, que encaixa na parte superior do aparelho, junto da fonte de alimentação. O sincronismo (por exemplo com o Outlook) é activado por um botão que substitui a calculadora existente nos restantes modelos.

Pesa 110 gramas e, nos Estados Unidos, foi colocado à venda com um preço recomendado de 99 dólares, basicamente 100 euros. Mesmo com todas estas condicionantes, explicados pelo baixo preço, o Palm Zire entra no mercado das agendas electrónicas para provar que mesmo no segmento dos dispositivos electrónicos, é sempre possível chegar-se a todo o tipo de bolsas!