Skip to main content

Um terço dos utilizadores tem 3G

Estudo revela avanço europeu.

A consultora para os mercados de telecomunicações e média, que organiza o certame 3GSM, o maior evento mundial na área da telefonia móvel, assinala que 32,3% dos 12,39 milhões de novos subscritores de comunicações móveis na Europa Ocidental optaram pela tecnologia 3G.

A Informa Telecoms e Media salienta, assim, que estes dados dão indicações de que a 3G está finalmente a ganhar dinamismo.

Em todo o mundo, houve cerca de 8,4 milhões novos subscritores de WCDMA no quarto trimestre do ano passado, mais de metade dos quais na região Ásia/Pacífico, indica a Informa.

As indicações preliminares são de que existiriam no fim do ano passado 44,42 milhões de subscritores de WCDMA em todo o mundo, 2,6 vezes mais do que os 16,85 milhões existentes no final de 2004, segundo Gavin Patterson, analista da consultora.

Gavin Patterson salienta que os operadores se preparam para apresentar neste ano os verdadeiros serviços de banda larga com as redes e terminais HSDPA (High Speed Downlink Packet Access), um desenvolvimento da tecnologia de terceira geração que permitirá maiores velocidades de importação de dados. E acrescenta que o HSDPA, a que se seguirá o HSUPA (que permite a exportação de dados com velocidades muito superiores), é um marco importante para a comunidade de telefonia móvel que, pela primeira vez, tornará o acesso à Internet em banda larga uma experiência completamente móvel.