• Início
  • Mobile
  • Um último adeus ao Symbian, antiga jóia da coroa da Nokia

Um último adeus ao Symbian, antiga jóia da coroa da Nokia

A Nokia já produziu e expediu oficialmente os últimos dispositivos Symbian da sua história, o que significa que o antigo sistema operativo da empresa pereceu definitivamente.

Um último adeus ao Symbian, antiga jóia da coroa da Nokia

Quem é que ainda se recorda do Symbian, o antigo sistema operativo da Nokia que foi descontinuado pela fabricante em prol do mais moderno – e competitivo – Windows Phone da Microsoft? Por esta altura o Symbian já mal é motivo de conversa, mesmo que já tenha sido o sistema dominante em todo o mundo.

De acordo com o Financial Times, os telemóveis Symbian da Nokia entraram oficialmente em extinção: a empresa liderada por Stephen Elop terá produzido e expedido aquelas que foram as últimas unidades de smartphones a correr a antiga plataforma da Nokia.

Eram precisos 22 meses para lançar um telefone Symbian”, referiu um porta-voz da Nokia em declarações ao Financial Times. “Com o Windows Phone, o processo é inferior a um ano. Passamos menos tempo a ter que afunilar código e mais tempo a produzir elementos da experiência que façam uma grande diferença, tais como a fotografia, mapas, música e aplicações em geral“.