Uma mão cheia de Sony Ericsson

Fabricante anuncia cinco novos terminais.

A família do ressuscitado conceito Walkman, agora adaptado aos telemóveis multimédia, acaba de conhecer um segundo modelo (saiba mais sobre a apresentação do primeiro em Portugal clicando aqui e veja no nosso expositor as características do W800).

Apresentado em Nova Iorque e destinado somente ao mercado norte-americano, o novo W600 (imagem acima) vem enriquecer a aposta da Sony Ericsson em combater os iPod com terminais que dão grande ênfase à música, podendo ler ficheiros de vários formatos, incluindo MP3 e AAC. Através do software Sony Connect, o telemóvel aceita ficheiros descarregados da Internet ou copiados de CDs, podendo armazenar o correspondente a 10 CDs ou entre 80 e 120 temas. A autonomia do equipamento permite ouvir música durante 15 horas, com o telemóvel ligado, ou até 30 horas no modo só música.

O W600, um triple-band 850/1800/1900 MHz EDGE GPRS, integra uma câmara fotográfica de 1.3 mpx e grava vídeo, contemplando ainda Internet, email, jogos 3D, infra-vermelhos, Bluetooth, USB, SMS, MMS e Instant Messaging.

K608 para 3G

Eventualmente mais importante para os mercados europeus é o novo terminal de terceira geração que a marca apresentou também e que virá juntar-se à família dos K600 já a partir do terceiro trimestre. Tendo a 3, da Hutchison, como um dos primeiros operadores-clientes já confirmados, o K608 é um dual mode UMTS-GSM/GPRS 900/1800/1900 que contempla as funcionalidades habituais da nova geração, como a videochamada e o download de conteúdos multimédia.

De cor prateada e formato clássico, o terminal (que também já está no nosso expositor) tem uma utilização vertical enquanto telemóvel e horizontal quando está a ser usada a sua câmara de 1.3 megapixéis. O ecrã é um TFT de 262.000 cores e o terminal conta com conectividade Bluetooth e USB, podendo receber directamente o donwload de músicas, além de integrar um rádio FM e leitor de MP3 e AAC.

S600 com câmara 1.3 mpx

O Sony Ericsson S600i (que terá a versão S600c para o mercado chinês) foi apresentado como um telemóvel dirigido a quem gosta de viver a vida em pleno, ou seja, o entretenimento é a forte aposta deste triple-band 900/1800/1900 MHz que chegará no último trimestre do ano.

Browser de Internet, altifalantes stereo, gravação de vídeo, ecrã TFT de 262k cores em que os jogos podem ser jogados na horizontal, zoom 4x, MMS, Bluetooth, instant messaging, email POP3/IMAP4 e memória de 64MB são algumas das principais características deste terminal.

«Concha» global Z520

O público jovem, especialmente o feminino e incondicional dos modelos «concha», terá a partir do terceiro trimestre ao seu dispor o Sony Ericsson Z520, um quadribanda GPRS 850/900/1800/1900MHz, que conhecerá diferentes versões para satisfazer todos os tipos de mercado consoante as respectivas redes.

O design foi uma das preocupações na sua concepção, a par do tamanho prático, permitindo a personalização das capas fazê-lo combinar com diferentes ocasiões e, quiçá, até com a roupa… Mas as funcionalidades não correspondem às pequenas dimensões e contemplam um ecrã externo que identifica uma chamada através de imagem. E a câmara VGA pode tirar fotos ou gravar vídeo tanto com o telemóvel aberto como fechado, incluindo auto-retratos pois a lente fica situada do mesmo lado daquele ecrã.

SMS, MMS, browser de Internet, instant messaging e Bluetooth estão garantidos, a par de uma memória de 16MB, trazendo o terminal de origem o jogo «New York Nights» da Gameloft.

J210 para os mais simples

O aspecto não engana e o Sony Ericsson J210 apresenta-se como um telemóvel simples, quase básico, para quem quer o essencial deste tipo de equipamentos e não busca a sofisticação ou múltiplas funcionalidades.

Assim, o novo terminal da gama de entrada, que se assume como um up-grade do J200 e que chegará no terceiro trimestre aos mercados, conta com um interface intuitivo e um teclado que inclui joystick, sendo a comunicação de voz a sua função. Não obstantem, assegura também SMS e MMS e, entre os acessórios, tem o rádio FM mãos-livres HPR-20.

De resto, o J210 conta com características generalizadas, como calendário, alarme e agenda telefónica para 200 contactos.