Jean-Pierre Bienaimé, presidente do UMTS Fórum, parece assim querer contraria alguma decepção perante o avanço lento do 3G e, no congresso AMTA, em Sidney, afirmou que o número de 10 milhões de clientes a nível mundial foi alcançado durante o mês de Setembro, sendo acompanhado de um aumento do número de serviços disponíveis.
Jean-Pierre Bienaimé considerou que «os factores necessários para captar o mercado de massas estão assegurados» e apontou o número de redes que deverão iniciar operações comerciais até ao fim deste ano como factor de aceleração para o crescimento do número de utilizadores da tecnologia de terceira geração móvel.
O presidente do UMTS Fórum reconheceu que as adições mais significativas de clientes à base mundial de utilizadores aconteceu nos últimos meses, coincidindo com a disponibilização comercial de um maior número de redes 3G, sobretudo no primeiro e no segundo trimestres do ano e com a fixação de preços mais atractivos por parte dos fabricantes asiáticos, europeus e americanos.
Em Portugal, os três operadores móveis licenciados para fornecer serviços baseados nesta tecnologia escolheram o segundo trimestre de 2004 para lançar o serviço. Para já, não são conhecidos números objectivos relativamente aos utilizadores que aderiram ao UMTS.