Unidos venceremos

As operadoras móveis em Itália vão unir-se para combater o roubo de telemóveis.

Pode estar para breve o fim do grande número de roubos aos telemóveis. Todos se queixam do mesmo, mas o certo é que continua a haver mercado para os telefones celulares roubados. Mas em Itália, o cenário está prestes a mudar.

Os quatro operadores móveis italianos chegaram a um acordo para criar uma lista conjunta de telemóveis roubados e torná-los incomunicáveis. Isto, obviamente, em redes italianas de GSM. É a já chamada “Lista Negra”.

O sistema será extremamente funcional e permitirá aos clientes das redes móveis, no caso de verem o seu aparelho ser roubado, contactarem o seu operador e, com uma participação da polícia, dar baixa do telemóvel furtado. O IMEI fica bloqueado na própria rede a que esta subscrito e será, gradualmente, bloqueado em todas as outras três operadoras, que assinaram o acordo em Itália.

Obviamente que, nos casos em que há mudança de IMEI por parte dos assaltantes, ou por terceiros, o bloqueio perde o efeito. No entanto, esta medida foi adoptada num país onde, curiosamente, o índice de criminalidade associado ao roubo de telemóveis não é tão significativo como em outros países da Europa. Esta foi uma iniciativa que partiu dos próprios operadores e não irá significar receitas adicioinais às companhias de telecomunicações móveis.