Veja como a tecnologia ajuda todos a poupar na rotina

Imagem de stevepb em Pixabay Vários recursos tecnológicos podem ser usados para economizar nas despesas mensais É inegável o quanto a tecnologia facilitou a vida de todos. Esta permitiu estudar e trabalhar remotamente, diminuir o gasto de papel e até poupar dinheiro. Atualmente, quem usa mais a internet consegue gastar muito menos e sem perder […]

Imagem de stevepb em Pixabay

Vários recursos tecnológicos podem ser usados para economizar nas despesas mensais

É inegável o quanto a tecnologia facilitou a vida de todos. Esta permitiu estudar e trabalhar remotamente, diminuir o gasto de papel e até poupar dinheiro. Atualmente, quem usa mais a internet consegue gastar muito menos e sem perder tempo à procura de ofertas, como se fazia há alguns anos.

A tecnologia pode ser usada de diferentes formas para otimizar o orçamento. Seguem-se algumas dicas!

Comparar preços facilmente

Há alguns anos, os consumidores iam para as compras sem ter ideia dos preços. Caso quisessem ou achassem que algo poderia estar mais barato em outro lugar, iam para outro estabelecimento. No entanto, esse comportamento é inviável hoje em dia porque faz as pessoas gastarem muito mais tempo.

Com a tecnologia é possível ter acesso às promoções de várias lojas através do seu smartphone. A comparação é feita de maneira mais rápida e sem precisar de deslocamentos.

Atualmente, estabelecimentos de todos os tipos anunciam online porque sabem o quanto é importante para os consumidores. Mercados, lojas de roupas, móveis, produtos eletrónicos e muito mais são encontrados em poucos minutos.

Exercitar-se em casa

Todos sabem que a prática de exercício físico é necessária para a saúde e bem-estar. No entanto, o valor da inscrição pode pesar na carteira, o que faz com que muitos deixem de se movimentar.

A solução pode ser usar um recurso tecnológico, como os vídeos do Youtube ou o jogo Just Dance. Dessa forma não será preciso frequentar um espaço para se exercitar e poderá encaixar a prática em qualquer momento do dia.

Iluminar com eficiência

Já pensou em poupar energia elétrica com lâmpadas inteligentes? Além de serem de um material que gasta menos, como o LED, elas têm recursos adicionais, como a possibilidade de serem ligadas e desligadas pelo telemóvel.

Essas lâmpadas, assim como outros recursos para a casa, chegaram para revolucionar a vida de todos. Agora já é possível poupar dinheiro mesmo se tiver saído sem apagar as luzes ou até configurá-las para serem acendidas em determinado horário.

Usar tomadas inteligentes

Por falar em casa inteligente, o ideal é usar as tomadas inteligentes em toda a habitação. Ou seja, configurar todos os ambientes para que possam ser acedidos de forma remota. Dessa forma, não serão apenas as lâmpadas a serem acesas e apagadas, mas também a TV e o ar condicionado.

Ao que tudo indica, as tomadas inteligentes são o futuro das residências. Agora é questão de tempo até que mais e mais casas sejam totalmente conectadas, garantindo segurança e economia.

Ter um detetor de infiltrações

Mesmo as pessoas mais atentas podem não se dar conta do início de uma infiltração. O resultado são contas mais caras e, em casos graves, altos custos de reparações.

Uma solução é usar um detetor de infiltrações. Este tipo de sensor pode ser colocado em um ou mais pontos onde se acredita que possam surgir problemas. Se o aparelho identificar água, irá mandar uma notificação ao usuário.

Através desse sistema de avisos precoces, podem ser tomadas medidas assim que o problema aparece. Dessa forma, a reparação sai mais barata e a conta da água não sente alterações.

Manter uma aplicação de controlo

Anotar os gastos no papel já não é tão boa ideia como há uns anos e contar apenas com planilhas estáticas também não. Para melhorar esta questão, a tecnologia evoluiu e agora permite fazer a gestão do orçamento pelo telemóvel e de maneira fácil.

Existem diversas aplicações para as suas finanças onde é possível anotar as entradas e saídas de dinheiro, realizar cálculos e, assim, saber o que pode ser feito para poupar. Basta ir à loja de aplicações do seu smartphone para encontrar uma lista desses recursos.

A tecnologia não trouxe apenas entretenimento para a vida de todos. Através de diferentes ferramentas, é possível gastar menos dinheiro, seja com acessórios inteligentes para a casa ou comparando os preços sem precisar ir até às lojas.