Vem aí o GSM850
A primeira rede mundial de GSM850 está a ser implementada pela Cable & Wireless Panama, com o apoio da Ericsson, abrindo uma nova era à difusão global deste tipo de rede como interface de comunicações sem fios. É que o GSM tem crescido por toda a América Latina a um ritmo recorde de 59% ano-após-ano até Junho de 2002. Aliás, segundo as previsões dos analistas, em 2007 o GSM irá controlar todos os mercados de comunicações móveis da referida região, relegando o tradicional TDMA para segundo plano.
“O GSM chegou agora na sua mais popular frequência de banda, em 850Mhz, para serviços móveis nas Américas. E com um universo de 100 milhões de subscritores de TDMA, esta é uma excelente notícia para o mercado”, explicou Richard Downes, director da 3G Americas para a América Latina e Caraíbas.
Esta organização aplaude o primeiro anúncio comercial do espectro de 850Mhz em GSM. Aliás, os responsáveis da 3G Americas reconhecem que esta notícia revela o enorme compromisso que os fabricantes de terminais e operadores estão a fazer para que o 850Mhz seja a frequência nuclear da implementação do GSM no continente americano.
Curiosamente, um dos operadores que tenciona adoptar este novo sistema GSM é a Telecom Itália na sua subsidiária brasileira que, recentemente, conseguiu licença para operar na região de São Paulo concorrendo, assim, directamente com a Telesp Celular, da Portugal Telecom. Para além desta, também as operadoras norte-americanas Cingular Wireless e a Dobson Wireless vão seguir o exemplo.