Skip to main content

Vem aí o primeiro PDAPhone para UMTS

MDA IV vai ser lançado na Europa.

Exclusivo da filial alemã da T-Mobile, exclusivo da Vodafone ou de nenhuma delas, o que parece certo é que o PocketPC Phone Edition MDA IV está prestes a ser lançado no mercado europeu. E a expectativa é grande tendo em conta que este equipamento é o primeiro PDAPhone compatível com as redes europeias de UMTS e é visto como sucessor à altura do Qtek 9090 (que pode ver no nosso expositor clicando aqui).

Assente na plataforma Windows Mobile e dotado de um processador Intel PXA270 a 520 MHz, com 128 MBytes de memória RAM, o novo equipamento é um GSM triband 900/1800/1900 MHz/GPRS que contempla as funcionalidades da terceira geração, para o que conta com duas câmaras digitais integradas (uma para a videochamada e outra para gravar vídeos e fotos) associadas a um ecrã LCD VGA de 480×640 px rotativo. A conectividade é também assegurada por Bluetooth e Wi-Fi (802.11b).

É de destacar que o equipamento, com tampa do tipo «concha», pode funcionar como um PDA, pois o teclado QWERTY pode estar oculto ou, rodando sobre um eixo central de forma a ficar virado para cima, confere-lhe as potencialidades do PocketPC.

A par disso, uma das questões que rodeia este lançamento é o facto de não se saber que o fabrica. Segundo alguns rumores, seria a tailandesa HTC, responsável já por vários smartphones e PDAs assentes em Windows Mobile, mas a informação não é confirmada nem desmentida pela empresa. No entanto, os rumores têm em conta que a HTC fez já outros MDA para a T-Mobile e, aliás, anunciou recentemente projectos para produzir 20 novos equipamentos deste segmento em 2005. Mas, além da filial alemã da T-Mobile e da Vodafone, também a britânica O2 e a francesa Orange são faladas como potenciais revendedoras do MDA IV.