Venda de telemóveis sobe apenas 10%
- Pedro Matos Trigo
- 02/05/2005
- Mobile, Samsung
A Samsung Electronics e a Motorola foram as empresas com maior expansão neste período, enquanto a Siemens registou uma queda acentuada, de acordo com um estudo divulgado pela Strategy Analytics (SA).
Segundo o estudo, 172 milhões de terminais foram vendidos nos primeiros três meses de 2005, com uma queda na procura em todas as regiões do globo, especialmente nos mercados emergentes da América. A expansão da taxa recuou de um robusto índice de 44% registado no primeiro trimestre de 2004, de acordo com a SA.
«O crescimento do mercado no primeiro trimestre continuou com uma aparente perda de fôlego que vem sendo registada desde o segundo trimestre de 2004», informou a AS, acrescentando que «a procura foi notavelmente menos intensa na América do Sul e na Europa Ocidental, enquanto o Japão e a Coreia foram excepções já que o interesse por telemóveis 3G continua em alta».
A finlandesa Nokia registou uma quota de mercado de 31,3%, acima dos 28,5% de há um ano mas cerca de dois pontos percentuais abaixo da quota que detinha no quarto trimestre, segundo a SA.
Já a norte-americana Motorola ficou no segundo lugar, com uma quota de 16,7%, acima dos 16,1% do ano passado, enquanto a sul-coreana Samsung Electronics aumentou a sua quota de 12,8% 14,2%. E a também sul-coreana LG Electronics saltou para o quarto lugar global, passando dos 5,6% de há um ano para os 6,5% no primeiro trimestre.
A nipo-sueca Sony Ericsson teve uma participação praticamente estável na comparação anual, com 5,5%, ficando na quinta posição do ranking. Mas a alemã Siemens caiu para a sexta posição ao registar uma participação de mercado de 5,4% no primeiro trimestre, contra 8,2% no ano passado. A empresa germânica informou, entretanto, que mantém negociações para encontrar um parceiro para a unidade de telemóveis.
A SA reafirmou a previsão de crescimento do mercado de telefonia móvel em 8% este ano. O índice é praticamente metade do previsto pela Nokia.