Vertu já tem telemóvel (actualização)

A marca de telemóveis de luxo da Nokia, a Vertu, já tem um modelo conhecido, tal como o preço.

A Vertu lançou o seu primeiro modelo esta semana. É um telemóvel todo ele construído em platina e ouro de 18 quilates e com um vidro de ecrã em cristal de safira, como os mostradores dos relógios de luxo, que não riscam. Há quem o considere, apenas, um seguimento do modelo 8850 Gold Edition. Mas o Telemóveis.com encontra mais semelhanças com os modelos de aparelhos da Bang and Olufson, com um design arrojado e um painel de teclas extremamente simplista.

Frank Nuovo, famoso designer que passou a colaborar com a Vertu, acredita que este tipo de telefones celulares vão marcar um ponto de viragem não só na história da Nokia, como dos próprios telemóveis. Este modelo agora apresentado será o primeiro de uma série de alguns modelos a comercializar. Não serão tecnologicamente avançados, até porque servirão para funcionar unicamente nas redes GSM. Mas vão ter o seu estilo e um mercado muito próprio.

Aliás, é a própria marca Vertu quem se posiciona no mercado. Primeiro, dará especial atenção ao mercado árabe, onde a atracção por artigos em ouro e metais preciosos é maior do que pela água necessária para matar a sede. Além disso, consideram-se uma marca como a Patek Philippe, a Rolls Royce ou a Bentley, no segmento de mercado dos telemóveis. Quem mais poderá pagar 25 mil euros por um telemóvel que não o proprietário de um carro ou um relógio destes?