Vídeos de terroristas retirado do YouTube
Vários vídeos carregados e partilhados por terroristas foram retirados do YouTube pela Google a pedido do Governo do Reino Unido.
- Telemoveis.com
- 26/10/2011
- Social Media, Youtube
No seu Transparency Report revelado apenas duas vezes por ano, a Google anuncia que eliminou 135 vídeos do YouTube a pedido do Governo e Polícia britânicos, por uma questão de «segurança nacional» de Janeiro até Junho de 2011.
A Google foi muito criticada no último ano por alojar vários vídeos de extremistas islâmicos no YouTube, depois da tentativa de assassinato de Stephen Timms, ministro do Trabalho britânico. Foi esfaqueado num Hospital por uma fanática da Al-Qaeda depois de ver um vídeo de propaganda online.
A Google revelou ainda uma maior tentativa de acesso a dados de utilizadores do YouTube por parte das autoridades britânicas. A polícia e as forças especiais fizeram 1273 pedidos de informação nos últimos seis meses, em comparação com os 1162 do mesmo período do ano passado.
Dorothy Chou, analista sénior da Google, disse que «ao partilhar a informação e a remoção de dados de todo o Mundo, temos esperança que possamos contribuir com a discussão pública acerca das leis que influenciam a forma de comunicar online». A Google revelou ainda que de todos os pedidos que recebeu da polícia, governo e tribunais, processou cerca de 82% dos pedidos.