Vírus a crescer

Previsões da Deloitte lançam aviso.

O Grupo Internacional de Investigação de Tecnologia, Média e Telecomunicações da Deloitte divulgou as suas previsões para o sector global de tecnologia em 2005, prevendo uma série de importantes avanços tecnológicos, a par de alguns desafios preocupantes.

Entre eles, destaca que o crescimento maciço de tecnologias de ligação à rede – desde PCs e telemóveis a PDAs e consolas de jogo – dará origem a um aumento de vírus electrónicos e outros ataques destruidores. Assim, «continuarão a proliferar práticas irritantes como e-mail não solicitado (SPAM) e mensagens instantâneas não solicitadas (SPIM)», aponta a consultora.

Outras invasões danosas, como vírus, worms e «malware» (malicious software, ou seja, software destrutivo), blue-jacking (ataques a equipamentos com tecnologia Bluetooth) e SPAM em VoIP tornar-se-ão comuns, enquanto que o crescimento do uso de telemóveis, utilização remota e Wi-Fi darão aos hackers um maior acesso às redes privadas, de empresas e governamentais.

De acordo com a Deloitte, essa tendência irá implicar que as empresas incorram em custos significativos, não só monetários como também em dados perdidos e ineficiências. No entanto, e simultaneamente, o fenómeno constituirá também uma fonte de enormes oportunidades para empresas que vendem segurança IT e novas linhas de negócio irão surgir por parte de operadores móveis, fabricantes de telefones, operadores e integradores de sistemas.