Visa testa pagamentos em telemóveis DoCoMo

A Visa é uma das instituições de crédito que vai participar no programa piloto da DoCoMo para disponibilizar pagamentos com telemóveis.

A Visa International, a Nippon Shinpan, a OMC Card e a AEON Credit anunciaram o seu envolvimento num projecto piloto da NTT DoCoMo, que está a testar pagamentos de débito e crédito através do telemóvel. Pelo que a operadora explicou, os utilizadores não necessitam fazer qualquer tipo de actualização do terminal uma vez que o sistema irá utilizar a tecnologia de infra-vermelhos já existente nos dois modelos que estão a servir do «cobaias».

O período de testes terá início em Junho próximo, para que o serviço possa ser comercialmente lançado na Primavera do próximo ano, e terá duas fases: na primeira, a Nippon Shinpan e DoCoMo irão fazer a avaliação técnica do serviço, incluindo formato e compatibilidade em termos de comunicações, métodos de pagamento e operabilidade ao nível do utilizador. A Nippon irá seleccionar cerca de três mil utentes de cartões Visa e eleger cerca de 500 lojas para disponibilizar à nova e revolucionária forma de pagamento.

À Visa é pedido que faça o respectivo trabalho de marketing e que disponibilize os mecanismos no mercado nipónico para que a experiência seja levada a bom porto, além de assegurar uma interoperabilidade global com as restantes formas de pagamento que já usam métodos de infra-vermelhos.

Numa segunda fase, que está prevista para arrancar em Outubro, a OMC Card e a AEON Credit Service farão o trabalho de angariar o maior número de clientes, sabendo que o universo situa-se na casa dos oito milhões de clientes, todos proprietários dos modelos 504i e 504iS.