Skip to main content

Vivo compra 3 milhões de telemóveis

O operador brasileiro investe 187 milhões de euros para chegar aos consumidores de menores posses.

A Vivo, joint-venture entre a Portugal Telecom e a Telefónica Móviles, aumentou o volume de compra de telemóveis como forma de ganhar escala e oferecer terminais de tecnologia CDMA por preços mais acessíveis, com o objectivo de competir com os operadores brasileiros que oferecem aparelhos GSM, aponta o jornal «Gazeta Mercantil».

As empresas que vão fornecer telemóveis à Vivo são a brasileira Evadin (500 mil terminais), a espanhola Vitelcom (um milhão), a chinesa ZTE (1,25 milhões) e a coreana Kyocera (500 mil).

Os analistas prevêem que o número de utilizadores de telemóveis no Brasil ascenda a 65 milhões até ao final de Dezembro, um crescimento de 41% em relação a igual período de 2003. As vendas de telemóveis deverão crescer sobretudo no período do Natal, tal como tem acontecido nos últimos anos.

A Vivo, a maior do Brasil e de todo o Hemisfério Sul, com 23,5 milhões de utilizadores, opera com tecnologia CDMA em 19 Estados brasileiros e em Brasília. As suas maiores concorrentes, a italiana TIM, a mexicana Claro e a brasileira OI, operam com a tecnologia europeia GSM.