*Artigo originalmente publicado no iOnline
Em comunicado de imprensa a Vodafone afirma que esta é a primeira vez em Portugal que um serviço de internet móvel é capaz de oferecer velocidades superiores à da oferta dos operadores de rede fixa de cabo. “Este lançamento da Vodafone é particularmente relevante por trazer para o móvel velocidades superiores às que a maioria dos portugueses experimenta no fixo”, explica a empresa.
Com 300 Mbps é possível, por exemplo, descarregar um álbum de 10 músicas em apenas 1 segundo. Já o download de um filme com 1 GB levaria 27 segundos. Esta oferta estará disponível sem custos adicionais em todos os planos e pacotes de dados da empresa.
O acesso a esta tecnologia, contudo, será inicialmente marcado por algumas limitações. A primeira é a zona de cobertura do serviço, que por enquanto só se encontra disponível em Lisboa e Porto. É esperada uma expansão progressiva da área de cobertura da Vodafone durante os próximos meses.
A segunda passa pela compatibilidade dos aparelhos com esta tecnologia. O catálogo da Vodafone apenas disponibiliza dois equipamentos capazes de suportar redes 4G+ – o Samsung Galaxy Alpha (589,90 euros) e o router Vodafone 4G-B4000 (289,90 euros).
A rede 4G+ é apenas uma outra terminologia para a tecnologia LTE-Advanced, que se baseia na utilização de largura de banda nas faixas de frequências dos 1800 MHz e 2600 MHz, atribuídas à Vodafone. Utiliza a agregação de duas ou mais faixas de frequências para aumentar as velocidades de transmissão disponibilizadas.
