Vodafone apoia a saúde

Fundação ligada a hospitais do Médio Tejo.

Com o apoio da Fundação Vodafone Portugal, o Hospital de Abrantes passou a ser equipado desde o Verão passado com o sistema PACS (Picture Archiving and Communication System), um equipamento essencial para o armazenamento catalogado de imagens digitalizadas de todos os exames imagiológicos.

Uma vez que as outras duas unidades do Centro Hospitalar do Médio Tejo tinham já o seu arquivo imagiológico digitalizado, esta iniciativa concluir a cobertura de toda a população da área de influência deste conjunto hospitalar.

Assim, qualquer exame imagiológico realizado numa das unidades ficará igualmente disponível para consulta por médicos das outras três. Ao mesmo tempo torna-se mais fácil e rápida a partilha dos resultados dos exames entre as referidas unidades.

Além disso, e tendo em conta que os exames médicos imagiológicos são uma das ferramentas principais nos cuidados clínicos, são evitadas repetições de exames ou deslocações de doentes às unidades onde existe determinado equipamento para realizar o exame.

«O montante do patrocínio do financiamento ultrapassou os 100 mil euros mas o seu alcance é muito superior a este valor», destaca a fundação, recordando que a população desta região tem uma elevada componente etária acima dos 65 anos, pelo que qualquer esforço para reduzir deslocações assume uma grande importância. Por outro lado, cada impressão evitada representa mais um passo no sentido da protecção do ambiente, quer pela poupança de recursos quer pela redução de resíduos tóxicos.