Vodafone apoia segurança nas praias
Apresentado por ocasião da assinatura de um protocolo de cooperação entre aquelas entidades, o projecto consiste na oferta, por parte da Fundação Vodafone Portugal, de meios náuticos de salvamento, de uma rede de comunicações para situações de emergência, de equipamentos para pessoas com necessidades especiais e de diversos apoios à defesa da qualidade ambiental.
Neste primeiro ano de vigência do projecto, serão abrangidas 64 zonas balneares a nível nacional. No segundo ano, esse número passará para 94, chegando a 124 zonas balneares no último ano do projecto.
Na qualidade de patrocinador exclusivo, a Fundação Vodafone Portugal investe no projecto 1,5 milhões de euros, distribuídos por três anos, aplicados em equipamentos e serviços como 14 motas de água com macas de transporte de acidentados e quatro atrelados, combustível para as motas de água, 250 postos identificativos de «Praia Saudável», 250 telemóveis para os postos de praia e comunicações da rede GSM da Vodafone Portugal entre estes telemóveis durante as épocas balneares.
O apoio ao projecto contempla ainda 85 painéis informativos de entrada em zona balnear em conjunto com 45 painéis em Braille, 125 dispensadores de cinzeiros, 200 mil cinzeiros, 15 mil cartazes informativos, 20 cadeiras anfíbias (tiralós), passadeiras de acesso às praias para pessoas com necessidades especiais, T-shirts e bonés para o Programa de Vigilância.
Por outro lado, a Fundação Vodafone Portugal apoia também, com um patrocínio global no valor de 100 mil euros, o Programa de Vigilância das zonas balneares, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa.