Vodafone baixa preço do roaming

Novo tarifário vai ser mais simples.

A partir de 13 de Junho, os clientes Vodafone poderão fazer chamadas de voz no estrangeiro, nas redes Vodafone e afiliadas aderentes, ao mesmo preço das suas chamadas em Portugal, acrescido de uma taxa fixa por chamada de 80 cêntimos (o novo tarifário não é aplicável à tarifa intra-conta, Rede 10 da Yorn nem tarifários empresariais personalizados). Adicionalmente, as chamadas que receberem no estrangeiro custarão apenas 80 cêntimos, independentemente do tempo de duração.

Em comunicado, o operador exemplifica com um Cliente que adira a este tarifário e se registe na rede da Vodafone Espanha. Ao ligar para Portugal, pagará a mesma tarifa por minuto que paga actualmente ao fazer idêntica chamada em Portugal, acrescida da taxa fixa (80 cêntimos) por chamada. Já quando recebe uma chamada, pagará apenas a taxa fixa, qualquer que seja a origem da chamada e a sua duração.

«Com este lançamento, pretende-se eliminar as barreiras à utilização do telemóvel no estrangeiro, oferecendo reduções de preços e maior simplicidade de tarifas», explica a Vodafone, apontando que, uma vez estabelecida a chamada, falar no estrangeiro passa a custar o mesmo por minuto que falar em Portugal.

Além disso, a adesão a este tarifário é gratuita e basta ligar 1222 ou contactar o serviço de apoio a clientes do operador.

O conceito foi desenvolvido recorrendo a diversos estudos de mercado sobre a transparência de preços e o conforto na utilização do telemóvel no estrangeiro.