Vodafone doa avioneta e jipes

Mais apoio no combate a incêndios florestais.

A Fundação Vodafone celebrou ontem um acordo de cooperação que visa estender aos distritos de Castelo Branco e Santarém a área de intervenção do projecto de detecção precoce e combate rápido a incêndios «Leiria+Verde».

No âmbito deste novo acordo, a Fundação Vodafone Portugal doará diverso material terrestre e aéreo, assim como equipamentos e serviços de telecomunicações. Incluem-se nesse material e serviços duas aeronaves com as cores do operador, duas viaturas de combate a incêndios e uma viatura de comando e transmissões em que figura também o logótipo da Vodafone, assim como a instalação de sistemas de telecomunicações e georeferenciação em algumas dezenas de viaturas de várias corporações de bombeiros – num valor total de 300 mil euros.

No ano passado, as duas aeronaves doadas pela Fundação Vodafone Portugal efectuaram 103 voos, num total de 107 horas e 50 minutos de vigilância, detectaram 26 de focos de incêndio, contribuindo fortemente para a redução do tempo médio dos sinistros. Assume-se, igualmente, que as suas patrulhas a baixa altitude sobre as florestas terão tido efeitos dissuasivos de eventuais actos criminosos.

O novo protocolo é válido até 30 de Setembro de 2007 e atribui a responsabilidade pela Coordenação Institucional do Projecto ao Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) e à Direcção-Geral de Recursos Florestais (DGRF).