Vodafone e Nokia simplificam software
As duas empresas afirmam que a iniciativa, cujo objectivo é facilitar o uso de programas Java numa ampla gama de telemóveis, tem o apoio de vários outros intervenientes do sector industrial, como a Orange, a Siemens, SonyEricsson, a Sun e a T-Mobile International.
O maior atractivo potencial da Java, desenvolvido pela empresa norte-americana Sun Microsystems, é que os seus programas podiam funcionar em qualquer equipamento, independentemente do sistema operativo. Não obstante, os produtores de software têm de realizar ajustamentos para diferentes tamanhos de ecrã e outras especificações.
A Vodafone e a Nokia apontam que a sua parceria especificará uma arquitectura de serviços móveis de Java baseada padrões abertos. Utilizando as especificações, os produtores poderão criar software facilmente transferível entre dois equipamentos móveis com Java.
Apesar de ser encarado como um forte concorrente na guerra das aplicações de software para telemóveis,a linguagem Java é actualmente utilizada sobretudo para programas simples, como os jogos mais básicos.
O software de navegação, jogos complexos e outras aplicações mais complicadas são escritos directamente pelos principais sistemas operativos, como o Symbian e o Microsoft Windows para Smartphone.
Entretanto, num comunicado conjunto, a Vodafone e a Nokia adiantaram que vão trabalhar no sentido de tornar mais fácil o envio de programas de Java para telemóveis via comunicação sem fios e para gerir os componentes de software.