Outra medida não seria de esperar. A Vodafone está com uma dívida astronómica e só alienando património com venda garantida pode fazer dinheiro e abater o passivo. Quando o gigante europeu de telecomunicações móveis tomou conta, definitivamente, da Japan Telecom, todos adivinhavam o desfecho. Mas ninguém confirma nada.
Não seria difícil para ninguém adivinhar que a Vodafone tinha intenção de vender a rede fixa da Japan Telecom, quanto mais não fosse para estancar o passivo, que cresce à medida que é fechado cada negócio do gigante de telecomunicações móveis. Aliás, uma mina destas não podia ser desperdiçada para abater a dívida e realizar dinheiro.
O negócio só ainda não foi efectivado porque, por uma estrátegia de engordar a galinha e torná-la ainda mais valiosa, a Vodafone espera melhores dias da empresa e da sua cotação de mercado. No entanto, já existe, pelo menos, um interessado na eventual compra: a Cables & Wireless. Fala-se num valor aproximado dos 4,4 mil milhões de dólares. Um valor que não deixa baixar a dívida da Vodafone dos 20 mil milhões. Nada de preocupante.