Skip to main content

Vodafone padroniza software

Windows, Symbian 60 e Linux.

A multinacional britânica vai apoiar, ao longo dos próximos cinco anos, apenas os sistemas operacionais Windows Mobile, Symbian/Series 60 e o Linux.

Como há pouca padronização nos sistemas para telemóveis, as aplicações de email, mensagens instantâneas e leitores de música precisam actualmente de ser projectadas numa série de linguagens diferentes para permitir que sejam usadas nos diferentes aparelhos.

A duplicação do trabalho de desenvolvimento torna, assim, mais cara a criação de novas aplicações.

Entretanto, o vice-presidente sénior da área de produtos para dispositivos móveis da Microsoft, Pieter Knook, disse à Reuters que outros operadores de telecomunicações pretendem reduzir a quantidade de software que adoptam para os seus equipamentos.

Entre os três sistemas operacionais seleccionados pela Vodafone, o Symbian/Series 60 é o mais popular porque foi desenvolvido pela finlandesa Nokia e é usado em todos os seus telefones inteligentes, que têm aplicações similares às de computadores.

O Series 60 está presente em 79% dos 7,3 milhões de smartphones vendidos na Europa, no Médio Oriente Médio e em África no terceiro trimestre, de acordo com a empresa de pesquisa Canalys. O Windows Mobile, da Microsoft, aparece em 17% dos telemóveis.

O primeiro telemóvel produzido sob este acordo irá estar disponível para os consumidores no primeiro semestre de 2007 e ostentará a marca da Samsung.