Voluntários Sonaecom dão nova cor ao exterior da Casa Sol

Partilhar A acção contou com a participação de 10 colaboradores voluntários, que durante cerca de três horas não tiveram mãos a medir para limpar o espaço, pintar as paredes e colocar piso sintético amortecedor no parque infantil da instituição.
Esta acção insere-se numa das quatro áreas de competência do Smile – Smile Intervenção, que tem por objectivo solucionar problemas pontuais das instituições, através da organização de actividades como recuperação de espaços degradados, organização de bibliotecas, entre outras.
Esta não é a primeira vez que a Sonaecom, através do seu programa Intervenção na Comunidade, desenvolve acções em parceria com a Associação Sol. Recorde-se que no passado mês de Junho a Optimus estabeleceu uma parceria com esta instituição que passou pela disponibilização de computadores portáteis de última geração e placas móveis de Internet com comunicações grátis. O objectivo desta iniciativa passou por dotar a Casa Sol de equipamentos que permitissem combater o isolamento das suas crianças, através da promoção do acesso à sociedade da informação por via das novas tecnologias.
Esta acção contou com o apoio do grupo Vila Galé, que disponibilizou alojamento e alimentação aos técnicos que deram suporte ao trabalho dos voluntários.
Sobre o SMILE
O Smile – Programa de Intervenção na Comunidade da Sonaecom, tem como missão contribuir para a literacia, nomeadamente em TIC, assegurando o acesso e formando a sociedade civil na utilização das TIC, independentemente da idade, incapacidade, língua, e cultura.
Como principal desafio, a Sonaecom comprometeu-se a dotar as instituições de competências em tecnologias de informação, sendo esta uma área de carência, fundamental para que as instituições possam simplificar processos e procedimentos, ganhando disponibilidade para se focarem na sua missão social.
O Smile divide-se em quatro áreas de actuação: Smile Competências – relaciona as competências da Sonaecom com as necessidades das instituições, em particular no que se refere às tecnologias de informação; Smile Intervenção – actividades pontuais, que vão ao encontro das necessidades das instituições para resolver problemas concretos, tais como a recuperação ou reorganização de espaços; Smile Team building – desenvolvimento de competências intra e inter pessoais dos colaboradores e envolvimento participativo com a comunidade através da promoção de boas práticas; e Smile Causas – sensibilização dos colaboradores para questões sociais e ambientais.
Em 2010, o Smile já contou com a participação de 210 voluntários, perfazendo mais 700 horas de voluntariado em 3 acções: Smile Competências com a Casa do Caminho, Junior Achievement e Médicos do Mundo, 4 acções Smile Intervenção no Lar Evangélico Português, Escola EB1/JI do Cerco, Médicos do Mundo e Comunidade Vida e Paz, 2 campanhas Smile Causas para o Banco Alimentar e Instituto Português do Sangue, e por ultimo 2 acções Smile Team building desenvolvidas em parceria com a Fundação Floresta Unida e a Comunidade Vida e Paz.
Sobre a Associação Sol
A Associação Sol, fundada em 1992, tem por missão o apoio às crianças infectadas pelo HIV e suas famílias. Desenvolve projectos para as crianças afectadas pela doença ou que são órfãs devido a ela, promovendo o seu acompanhamento psicossocial e a integração escolar e social, ao mesmo tempo que procura acompanhar e integrar profissionalmente mães e pais infectados. Actualmente a Associação Sol acolhe 21 crianças, tendo apenas capacidade para 11.
*** Este texto NÃO foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico***
Telemoveis.com on Facebook
|
![]() |