Votação por SMS chega ao Reino Unido

O programa da BBC “Watchdog” vai permitir ao público a votação por SMS. Uma novidade há muito experimentada e abusada em Portugal.

“Recrutámos cerca de 2800 pessoas que estivessem dispostas a votar por mensagem de texto, nos inquéritos que propomos em cada programa. Isto é uma abordagem bastante inovadora e leva a uma maior interacção do público com o próprio programa. Arranca as votações televisivas do marasmo do tradicional painel pré-definido à espera do momento de votação. Podemos considerar, até, que a amostra se torna bastante mais representativa”, referiu Doug Carnegie, editor do “Watchdog”.

A agência MORI é a responsável pelo suporte técnico da operação, que não deve usar mais do que a tradicional SMS Gateway para contabilizar os votos. Um serviço já disponibilizado, por exemplo, pela RTP Multimédia e que conseguiu elevar ainda mais os seus objectivos, ao incluir o chat por SMS no serviço de teletexto.

Os britânicos chegaram a esta conclusão quando descobriram que três quartos da população do Reino Unido usa telemóvel, um número bastante superior ao que é registado, por exemplo, na Internet, a que “apenas” metade da população tem acesso.