À conversa com Pedro Gomes, da equipa WalkMe | Levadas

A WalkMe é uma app para Apple iPhone, iPad e Android desenvolvida por estudantes da Universidade da Madeira. O Telemoveis.com falou com Pedro Gomes, membro da equipa WalkMe. Saibam mais!

A WalkMe | Levadas é uma aplicação para iPhone, iPad e dispositivos Android que foi desenvolvida por estudantes de mestrado da Universidade da Madeira. No que consiste? Essencialmente estamos perante um guia mobile para caminhantes que procurem conhecer as paisagens naturais da Ilha da Madeira e Porto Santo.

O Telemoveis.com teve o prazer de conversar com Pedro Gomes, membro da equipa WalkMe (à direita, na fotografia abaixo disponível) que nos falou um pouco do conceito por detrás desta aplicação. Podem ler aqui a nossa análise à WalkMe | Levadas.

À conversa com Pedro Gomes, da equipa WalkMe | Levadas

Fala-nos da WalkMe: como é que tu a apresentas a quem ainda não a conhece?

Começaria por “Se queres fazer caminhadas no arquipélago da Madeira, então a aplicação móvel WalkMe tem tudo o que precisas!”. Esta aplicação conta com a versão para Android e iPhone e pretende guiar todos os caminhantes do arquipélago da Madeira.

Como? Disponibilizando informação útil de cada percurso como a distância, dificuldade, duração, fotografias, percurso no mapa, formas de chegar a cada percurso e equipamento recomendado, entre outras. E se não fores português não há problema! Também existe em inglês e espanhol!

À conversa com Pedro Gomes, da equipa WalkMe | Levadas

Corrige-nos se estivermos errados mas, enquanto aplicação, a WalkMe parece direccionar-se para amantes de caminhadas ao mesmo tempo que pretende dar a conhecer as paisagens da Ilha da Madeira: quando e como é que surgiu a ideia de conciliarem estes dois aspectos e os trazerem para o universo mobile?

A ideia surgiu numa disciplina da universidade cujo projecto era de tema livre. Na hora de escolher um tema em comum, que nos motivasse e fosse apelativo, foi fácil: caminhadas. Na altura já tínhamos algum tempo a fazer caminhadas em conjunto (e continuamos a fazê-las).

A questão principal foi precisamente o que fazer com o tema “caminhadas”. Concordamos que a nossa principal dificuldade na hora de fazer caminhadas era encontrar informação sobre as caminhadas que existiam. E foi assim que decidimos fazer uma espécie de base centralizada com informação útil e específica das caminhadas.

Mas queríamos ir mais além e permitir que as pessoas levassem consigo essa informação, que fosse um verdadeiro guia, e foi então que surgiu a ideia da aplicação móvel! Eureka: O que é que as pessoas levam quase sempre consigo? Mesmo nas viagens? 🙂

Ou seja, basicamente foi juntar a nossa paixão por caminhadas às nossas capacidades técnicas e o resultado foi a aplicação móvel WalkMe.

À conversa com Pedro Gomes, da equipa WalkMe | Levadas

Segundo as informações disponíveis, uma percentagem bastante significativa (57%) dos downloads da WalkMe são feitos por utilizadores estrangeiros. Como explicas o sucesso maior da WalkMe ‘lá fora’ comparativamente ao público português? Qual é o perfil de um utilizador da vossa aplicação?

Uma das coisas que mais atrai os turistas à nossa Região é precisamente a natureza. Milhares de turistas visitam a Madeira para fazer caminhadas (e com razão! O contacto com esta natureza é único!) e achamos que seja essa uma das razões por ter mais utilizadores estrangeiros. Além disso, acreditamos que o facto de ser uma aplicação única e estar em várias línguas também contribui para esses números.

O perfil de um utilizador da aplicação WalkMe é basicamente um entusiasta de caminhadas, que em determinada altura decide fazer caminhadas na Madeira e descobrir o seu fantástico tesouro natural.

À conversa com Pedro Gomes, da equipa WalkMe | Levadas

Tínhamos que perguntar isto: imaginas alguém a perder-se na Ilha da Madeira e a sua única salvação ser a WalkMe? Como é que reagirias se soubesses que a vossa aplicação tinha sido responsável por um feito destes?

Acima de tudo orgulho e sentimento de missão cumprida! O principal objetivo da aplicação WalkMe é ajudar os caminhantes guiando-os pelas descobertas dos trilhos. Ou seja, o guia cumpriu a sua missão 🙂

Tendo em conta o mote ‘Ano Novo, Vida Nova’, que novidades é que poderemos esperar da WalkMe para 2013? Como é que vês este projecto dentro de, digamos, 5 anos?

Bem, já estamos a planear várias novidades para esta aplicação neste novo ano. Para além das atualizações e novas funcionalidades que irão surgindo ao longo do tempo, contamos ter em breve a aplicação em francês e alemão (ou seja, no total 5 línguas!!). Além disso, estamos a ponderar expandir a aplicação e o seu conceito para outras localidades, começando por outros territórios nacionais e, posteriormente, quem sabe expandir para territórios internacionais!

Daqui a 5 anos, pretendemos que esta aplicação seja uma referência no mundo das caminhadas, popular entre os amantes do pedestrianismo! Mas todos nós sabemos que a tecnologia muda todos os dias e o que hoje é o futuro, amanhã pode não ser, por isso esta expansão e afirmação poderá até nem ser num telemóvel mas num outro dispositivo qualquer! É o nosso desafio.

Saibam mais sobre a WalkMe: Website Oficial | Facebook | Twitter | Google Play | Apple App Store

São fãs de caminhadas ou das paisagens da Ilha da Madeira? O que acham de ter um guia destes à vossa disposição em qualquer smartphone ou tablet? Deixem-nos o vosso feedback!