WCDMA tem 16 milhões de utilizadores
Nos primeiros dias do novo ano, o número de clientes das redes 3G/UMTS chegaram aos 16 milhões, num total superior a 60 redes, o que represente um enorme crescimento face aos 10 milhões de utilizadores registados em Setembro de 2004.
O UMTS Forum sublinha que os números globais reflectem também o lançamento de novas redes e operadores fora da Europa, incluindo nos EUA e na região da Ásia/Pacífico. Mas esse crescimento foi particularmente acentuado na Europa, onde grande parte dos maiores operadores fez coincidir a época natalícia com o aumento da oferta de novos terminais WCDMA.
Segundo indica, há já mais de 100 terminais WCDMA disponíveis no mercado, incluindo cartões para PC de fabricantes asiáticos, europeus e norte-americanos. E até em mercados emergentes como os africanos, onde a terceira geração foi lançada mais tarde, assistiu-se no final de 2004 à entrada em operação de rede 3G/UMTS (África do Sul e Ilhas Maurícias), sendo esperado o lançamento de mais redes WCDMA no Norte de África durante 2005.
Jean-Pierre Bienaim, presidente do UMTS Forum, frisa que o mercado europeu caminha rapidamente para se equiparar ao asiático em termos de importância: «Devido, essencialmente, ao lançamento de numerosas redes comerciais de WCDMA na segunda metade do último ano, o número de utilizadores europeus de 3G/UMTS já corresponde a cerca de um terço dos números mundiais. E esperamos continuar a crescer em 2005 em todas as regiões onde já há redes 3G/UMTS em operação».